Nos dias 24 e 25 de maio, a cidade de São Paulo viverá uma edição histórica da Virada Cultural, que completa 20 anos de existência com uma programação inédita em abrangência, diversidade e ocupação territorial. Com o tema “20 anos em 24 horas”, a Virada 2025 se firma como um dos maiores eventos culturais gratuitos do Hemisfério Sul, promovendo a ocupação criativa e democrática de espaços públicos e privados em todas as regiões da cidade.
Além dos shows com grandes ícones da música brasileira, a Virada deste ano também conta com grandes apresentações do teatro, artes visuais, dança e circo.
No teatro, entre as peças já confirmadas estão “Casa Grande e Senzala – Manifesto Musical Brasileiro (Os Ciclomáticos Companhia de Teatro), no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, na Zona Sul, e uma encenação do livro marcante do autor nacional Jeferson Tenório “O Avesso da Pele, pelo Coletivo Ocutá”, no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca, Zona Leste, e “Jandira – Em Busca do Bonde Perdido”, com Isabel Teixeira, no Teatro Alfredo Mesquita, em Santana, Zona Norte.
Já o Circo BigBag Biolumini também confirmado entre as atrações, se apresenta na região Central, e o espetáculo de dança Epifania, da Cia Intuição, no Teatro Cacilda Becker, na Lapa, Zona Oeste.
Palcos por Região
Centro (5 palcos): Anhangabaú | Praça da Sé | Arouche | República | Patriarca
- Zona Sul (7 palcos): CEUs e praças em Santo Amaro, Cidade Ademar, Campo Limpo, entre outros
- Zona Leste (5 palcos): Itaquera, Mooca, Aricanduva, Penha, Vila Prudente
- Zona Norte (2 palcos): Jaçanã | Santana
- Zona Oeste (1 palco): Lapa
Parceiros
Integram a programação da Virada 2025 atrações de equipamentos culturais de parceiros, como 20 unidades do SESC em todas regiões da cidade, MASP, Itaú Cultural, Centro Cultural Coreano, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Japan House, Unibes Cultural, Cinemateca Brasileira, Galeria Metrópole, entre outros.
No SESC, alguns dos destaques são Otto, Leci Brandão, Pato Fu, Tasha e Tracie, Black Pantera e Luedji Luna. O MASP vai estar de graça e aberto ao público durante a Virada. Já o Centro Cultural Coreano reunirá oficinas, bate-papos, estandes com livros e exibição de filmes e animes. No Centro Cultural Fiesp, exposições e peças de teatro esperam o público.
Programação Completa no Site: https://www.viradasp.com.br/